domingo, 12 de agosto de 2012

As marcas da família feliz

Há muita coisa dita na Bíblia sobre as boas relações familiares. Hoje vamos ver em Salmos 127 e 128 que estes também nos trazem exortações pertinentes.

Vamos recolocar em nossos lares os princípios afirmados nestes dois Salmos.

       Salmos 127; 128     

     1)     Uma família que depende de Deus.

É uma família que depende de Deus e não edifica casas ou vigia cidades sem a ajuda de Dele!

Pois, assim fazendo o trabalho se torna vão!

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (127:1). Como podemos ter uma boa vida familiar se deixarmos o Senhor fora dela? "Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos" (128:1).  Note que não basta “temer”, tem que “andar nos caminhos”.

Quando Deus e sua palavra regem nossos corações e vidas, a vida familiar se torna uma experiência agradável e rica.

Não inveje outras famílias, lute pela felicidade da sua, pois, cada família feliz é infeliz ao seu modo! Que o Senhor seja o centro do nosso lar!


2)     Uma família que descansa no Senhor.

Note a idéia destes trechos: Em vão levantam cedo e ficam até tarde penando pelo alimento, ­pois ele concede o sono àqueles que ama (127:2); quando comerem do trabalho das tuas mãos, serão felizes, e tudo estará bem com vocês (128:2)”. O questionamento aqui é: Qual sua prioridade?

De alguma maneira o cristão tem que encontrar um modo de ocupar-se nos seus negócios, fazer um bom trabalho para o chefe, usar seu pagamento prudentemente e deixar o resto com Deus.

Para certas famílias, não faz diferença quanto dinheiro se ganha; nunca é suficiente. Maus hábitos de gasto de dinheiro criam tensão, preocupação e discórdia.

A ansiedade rouba o sono. Muitas pessoas podem tornar-se realmente mal humoradas quando não conseguem ter descanso suficiente. Não há substituto para uma boa noite de descanso; e pôr nossa confiança no Senhor, enquanto trabalhamos duro, ajudará a cumprir a meta.

“Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração” (Sl 37:4)

3)     Uma família que possui pais guerreiros.

O salmista fala de “flechas na mão do guerreiro” (127:4). Assim deve ser o posicionamento dos pais, “guerreiros”. Assim como os guerreiros, nós pais devemos direcionar e impulsionar nossos filhos!

Não podemos permitir que sejam direcionados por: pedófilos, bandidos, traficantes, etc...

Assim como guerreiros precisamos saber manejar bem nossas “flechas” (filhos).

Lute por seus filhos, lute por sua família!

Seus filhos jamais encontrarão um Pai em Deus se não encontrarem Deus em seus pais!



4)     Uma família com filhos comprometidos.

"Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão" (127:3). "Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa" (128:3).
Uma das atitudes que prevaleceram entre os antigos era que os filhos eram uma dádiva de Deus. Eles suplicavam a Deus por filhos e consideravam ter uma grande família como um benefício.

Por que temos tantos filhos indesejados hoje em dia? Muito simples, as pessoas não temem o Senhor e não andam em seus caminhos!

O salmista fala de “flechas”, estas são os filhos. Pais guerreiros precisam de boas “flechas”.

Toda “herança do Senhor” é boa, ou seja, todos os filhos devem ser comprometidos com sua família e boas flechas nas mãos dos “guerreiros”!


Em fim, se você tiver uma boa esposa e uma casa cheia de filhos bem comprometidos, você é verdadeiramente um homem abençoado. Os bons filhos olham pelo bem-estar dos pais nos dias de enfermidade e da velhice; eles abraçam as causas de seus pais quando precisam de um defensor; eles produzem netos que se tornam a "coroa dos velhos" (Provérbios 17:6).

O salmista conclui com uma oração: "O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!" (128:5-6). Precisamos estar orando por nossas famílias. Espero e oro para que você e os seus façam do Senhor o centro de seu lar, e que as marcas de uma família feliz estejam sempre presentes!



Fiquem com Jesus