quinta-feira, 7 de novembro de 2013

DE QUEM SÃO AS OVELHAS? DE QUEM É O MINISTÉRIO?




Analisando o texto de Ezequiel 34 somente os versos de 7 a 11, podemos perceber que a frase “as minhas ovelhas” usada por Deus aparece sete vezes e, por duas vezes a frase: “Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor.”
Sendo assim, não seria preocupante quando ouvimos pastores reivindicando “suas ovelhas” ao se pronunciarem a respeito do ministério que Deus o confiou? Em contra partida ouvimos ovelhas questionando "quem  é meu pastor?", uma vez que existem casos que uma mesma Igreja possui mais de um pastor. A questão é: De quem são as ovelhas e, de quem é o ministério?
Notem que mencionei o ministério que Deus o confiou e não “seu ministério”, digo isto, pois, na mesma passagem podemos notar Deus se dirigindo aos pastores como: “os meus pastores”, ou seja, sejam as ovelhas, seja o ministério que Deus nos confiou, tudo pertence ao Senhor! Não seria o momento de: " ó pastores, ouvi a palavra do Senhor.” e sermos mais claros para que as ovelhas do Senhor não fiquem confusas?
Disse Jesus: “Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. ( João 21:16)

Pr. Marcio.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O PERIGO DA APATIA

É normal percebermos pessoas nos cultos na hora da mensagem bíblica bocejando, mexendo no celular, conversando, levantando para ir tomar água e com vontade de que a mensagem acabe logo.
Alguns culpam o pregador, outros o cansaço, outros as preocupações que os assolam, porém precisamos nos indagar: “Não estava queimando o nosso coração, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?” (Lc 24:32) A exposição das Escrituras precisa acender a chama em nossos corações, pois se assim não for a apatia impedirá nosso crescimento espiritual.
O maior perigo existente na vida de um cristão é a apatia com que ele encara as verdades bíblicas. 

Pr. Marcio

O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E O HOMEM

Com todo respeito aos amigos católicos, gostaria de me pronunciar a respeito da visita do “Papa Francisco”. Entendo perfeitamente que ele representa a liderança da religião em questão, porém, não consigo compreender quando seus seguidores brasileiros o intitulam como sendo o “representante de Deus na Terra”. Levando em consideração que a religião católica tem como fundamento da fé a Bíblia Sagrada; o que dizer a respeito de passagens como: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,” (1Tm 2:5), entre outras passagens que vão totalmente contraria a fé professada? Não seria totalmente contrário à Bíblia?
Reflitam, não é o papa, não é um pastor humano, não se trata de qualquer pecador existente. O Único que deve ser honrado e merece todo louvor é Jesus Cristo nosso Senhor!
“Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (Jo 14:6).

Pr. Marcio

CUIDADO COM DIÓTREFES

O egocentrismo não deveria ter lugar na igreja. Porém, desde a era apostólica até hoje, o egocentrismo em todas as suas formas tem prejudicado incessantemente a comunhão dos santos. Um exemplo clássico e antigo de egocentrismo fora de controle é visto no caso de Diótrefes. Ele é mencionado em 3João 9-10 "Escrevi alguma coisa à igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida. Por isso, se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele pratica...”
Diótrefes anelava ser o superior em sua Igreja. Portanto, ele via qualquer outra pessoa que tinha autoridade de ensino, incluindo o apóstolo João como sendo uma ameaça ao seu poder.
Pessoas como Diótrefes estão infiltradas dentro das Igrejas ainda hoje, precisamos tomar cuidado para não sermos surpreendidos pelos tais e, até mesmo para não nos tornarmos um semelhante a ele!

Pr. Marcio

OS PAIS ESTÃO MORRENDO!

Eu fui criança e não tive: vídeo game, Smart phone, Iphone, Ipad, etc... Meu carrinho (trator) era feito de madeira (pedaço de toco) e uma lata cortada; eu brincava de taco, futebol, péga-péga, polícia e ladrão e me ralava todo! Na escola eu tinha vários apelidos e colocava vários também, ninguém sofria de “Bullying”, respeitávamos nossos professores como nossos pais. Todos os meus amigos (inclusive eu), tínhamos interesse em meninas, as meninas eram recatadas e instigavam a conquista, não eram fúteis e volúveis e tinham respeito próprio. Minha mãe me batia com o que ela via na frente e eu morria de medo do meu pai, só de ele olhar para mim eu já tremia (ele nunca me bateu). Ninguém ficava na rua após às 22:00 hs, pois, se menor de idade iria para no “juizado de menores” caso fosse maior seria detido por “vadiagem”. BONS TEMPOS!!!
O que acontece com as crianças de hoje?
Notem que não tive tudo que eu queria, porém, tinha tudo o que eu precisava para crescer como um cidadão de bem! “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” (1 Coríntios 13:11), pois encontrei Jesus e não só sou um cidadão de bem como um cidadão do céu!
A resposta para minha indagação é: “"Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar." Provérbios 22:6
Obs: Pais, não basta apontar o caminho, é preciso estar “no caminho” para que seus filhos te sigam, pois eles jamais vão querer Deus se não verem algo de Deus em vocês pais!


Pr. Marcio

FAÇA O QUE É PRECISO FAZER

Existem dois dias no ano que você não pode fazer nada a respeito para melhorar sua vida, o ontem e o amanhã. Por isso faça hoje o que for preciso para ser uma pessoa melhor, mas quando o fizer faça-o de coração focado sempre em Deus, pois assim fazendo o êxito diante das pessoas será uma consequência natural de seus atos! “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens”. (Colossenses 3:23)

Pr. Marcio

MISSÕES É DEUS AGINDO E NÃO NÓS!

Quando ouvimos falar de missões logo nos deparamos com tiranos cheios de orgulho, que almejam a adulação e homenagens, discorrem sobre seus títulos, suas aptidões, suas conquistas e seus projetos. Porém, precisamos entender que: “missões é um projeto transcultural cujo alvo é ajudar as pessoas a pararem de se acharem tão importantes e começarem a dar importância a seu Criador” (John Piper), deixando de lado o egocentrismo pecaminoso.
Missões existem desde a fundação do mundo, pois, nasceu no coração de Deus; missões é Deus agindo não nós! Disse Jesus: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João15:5)

Pr. Marcio

O VERDADEIRO RECONHECIMENTO VEM DO ALTO

Os grandes feitos de um homem podem impressionar a todos, porém, é no detalhe que ele acaba decepcionando a Deus! "Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!" (Mateus 7:22-23)

POUCO COM DEUS É MUITO!

É bem melhor ficar com as migalhas vindas do Senhor do que se esbaldar no banquete servido pelo diabo!
"...Senhor, socorre-me. Ele respondeu: Não é bom pegar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos. Disse a mulher: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos." (Mateus 15:25-27)

Pr. Marcio

VIVA OS SONHOS DE DEUS

O êxito que José teve na sua vida não foi porque ele viveu seus próprios sonhos egocêntricos, mas, porque ele viveu os sonhos que Deus tinha para ele! (Genesis 37 a 50) Viva os sonhos de Deus.
“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, segundo o poder que opera em nós,” (Efésios 3:20)

Pr. Marcio

SER SUPORTE OU SUPORTADO?

A bíblia nos ensina que devemos "suportar uns aos outros" (Ef 4:2), porém, a orientação não é no sentido de aturar, mas de dar o suporte necessário para que a outra parte tenha um bom desenvolvimento de sua fé.
A questão é, estamos "suportando" nossos irmãos para o bom desempenho de sua fé, ou sendo suportados por eles quando vamos desenvolver nossos projetos egocêntricos na Igreja? 

Pr. Marcio