quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

SAIA DO POÇO

No texto de João 4 nos deparamos numa narrativa onde Jesus vai ao encontro de uma mulher samaritana que se encontra diante do poço de Jacó.
Nesta narrativa bíblica podemos aprender algumas verdades que vão nos ajudar a “sair do poço” em que nos encontramos muitas vezes.

Segundo nosso texto:

  1. A mulher estava no poço na hora sexta do dia. (v 6)
Não era comum as mulheres irem retirar água no poço neste horário (meio dia), elas iam à tarde devido ao forte sol.

O que havia levado ela ao poço neste horário? Seu pecado!
“...porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido...” (v 18)

Ela era uma mulher rejeitada pelas demais devido ao seu estado pecaminoso. Eis a razão que a levara ao poço neste horário.

O primeiro aprendizado que tiramos é que para podermos “sair do poço” é necessário identificar a razão que nos levou ali. 

  1. Ela era samaritana.(v 9)
Apesar de toda a tradição judaica onde judeus e samaritanos não se relacionavam, principalmente com mulheres publicamente; Jesus vai ao encontro dela, pois “era necessário” (v4).

Por que era necessário? Porque Deus não faz acepção de pessoas!
“Reconheço que Deus não faz acepção de pessoas” (At 10:34)

O segundo aprendizado que tiramos deste texto é que se Deus não faz acepção de pessoas, e nós também não podemos fazer e, que precisamos assim como Jesus ir ao encontro daqueles que se encontram no poço.

  1. Jesus confronta seu pecado. (v 16,18)
Apesar de quebrar toda a tradição religiosa judaica ao se direcionar à esta mulher samaritana, Jesus não ignorou seu pecado.

Jesus não faz isso para simplesmente envergonhá-la ou condená-la, mas para que ela reconhecesse o porque de estar no poço naquela hora. (Ler Isaías 59:2; Atos 17:30)

O terceiro aprendizado é que apesar de nos amar Deus abomina o pecado, Ele ama o pecador não a prática do pecado! (Ler Romanos 1:17-31) E, assim também nós devemos ser, devemos amar porém não ignorar o pecado.

  1. A mulher sai do poço à serviço do Reino. (v 28-30)
Depois do seu encontro com Jesus no poço, esta mulher “deixa seu cântaro”, podemos dizer que ela não pretende mais voltar ao poço, e sai dai para anunciar o que Deus havia lhe feito. (v 29-30).

O quarto aprendizado é que para sairmos do poço, precisamos reconhecer o que nos levou até lá, reconhecermos que Deus nos ama independente de quem somos, porém irá confrontar nossos pecados para que saiamos do poço "deixando nossos cântaros", para realizar a Sua Obra.

Que Deus nos ajude a reconhecermos nossa culpa, que possamos nos arrepender de nossos pecados para que saiamos do poço para realizar a Sua Boa Obra!

"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15)

Pr. Marcio


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

E SUA FAMÍLIA COMO ESTÁ?

Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas. Em nosso mundo de hoje, vemos famílias atormentadas por conflitos e arrasadas por negligenciarem o padrão estabelecido por Deus nas Escrituras; “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...” (Sl 127:1). O divórcio tornou-se uma palavra comum e, casais que se intitulam cristãos acabam vivendo como se fossem divorciados, filhos vivem à mercê de suas próprias vontades como se fossem órfãos, todos morando sobre o mesmo teto, todos ostentando uma falsa espiritualidade. Esquecendo-se que “se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir.” (Mc 3:25)
Que possamos olhar para as nossas famílias sob a ótica da Palavra de Deus e, cuidar delas com o devido cuidado que ela merece.
“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” (1Tm 5:8)
Cuide da saúde espiritual de sua família!
Pr. Marcio