quarta-feira, 20 de maio de 2015

GERAÇÃO TRANSVIADA

Outro dia numa conversa com um jovem resolvi partilhar com ele o Evangelho de Salvação e, o que ouvi dele verdadeiramente me deixou perplexo!

- “Pastor, eu nasci em um lar evangélico, cresci dentro da Igreja, porém, me desviei dos caminhos do Senhor e hoje vivo de um modo que o desagrada, mas sei que tenho Ele no meu coração!”

O que me chamou a atenção nesta fala foi o relato dele a respeito “dos caminhos do Senhor” , o que me levou a indagá-lo a respeito “destes caminhos”.

- “Pastor, a bíblia aponta para Jesus com sendo um destes caminhos, porém, sabemos que existem questões que precisamos interpretar, contextualizar para podermos definir os outros caminhos apontados pela Palavra.”

Após uma breve discussão a respeito do assunto, apontei-lhe o que a Bíblia diz a respeito do Caminho da Salvação e o que isto (conversão) interfere na nossa vida num parâmetro geral. E, o que ouvi dele foi:

- “Isto é sua interpretação. Espero que um dia Deus me tire desta situação!”

Ali orei por ele e nos despedimos. Porém, saí dali verdadeiramente chocado, pois, percebi que a fala daquele jovem ecoa nas mentes e nos corações de muitos jovens que se encontram (por enquanto) dentro de nossas Igrejas.

A questão é: Por que este pensamento está invadindo a mente e o coração deles e os transviando do verdadeiro Caminho?

Penso que é por causa do relativismo que invadiu a Igreja no presente século; onde ser pecador está sendo confundido com estar em pecado, onde o amor de Deus está sendo confundido com uma paixão desmedida que o leva a agir sem justiça.

E, entendo que isso é culpa da própria Igreja (seus membros) que deixaram de olhar para a Palavra de Deus (Bíblia) como sendo a Palavra de Deus e não como um livro que contém a Palavra e Deus!

Lembremos que:Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.(2Tm 3:16-17)

Sendo assim, voltemos não somente a crer, mas também a ensinar para nossas crianças e jovens o reto Caminho!


Pr. Marcio


quarta-feira, 13 de maio de 2015

USUÁRIOS DO EVANGELHO

Considerando o texto de Hebreus 10:23-15, podemos observar a preocupação que Deus tem para com aqueles que tiveram um contato com o Evangelho e se eximem da responsabilidade que cabe à cada cristão de fazer parte da comunidade cristã conhecida como Igreja.
Muitos na tentativa de se eximir desta responsabilidade de “congregar” usam argumentos ilógicos para sustentar sua falta de compromisso. E, são a estes que chamamos de “usuários do Evangelho”.
Estes foram apresentados em algum momento para o Evangelho e por alguma razão pessoal acabam se afastando da Igreja alegando uma compreensão diferenciada do Evangelho. E quem age assim, toma sua própria consciência como critério único de verdade!

O texto é claro:


a)     “Guardemos firmes a confissão da esperança, sem vacilar...”
Diz respeito a não titubearmos diante do Evangelho que nos foi apresentado. O Evangelho que une vários tipos de pessoas ao mesmo organismo que pertence à Jesus Cristo. A Sua Igreja.


b)     “Não deixemos de congregar como é costume de alguns...”
Aqui diz respeito a participação ativa na comunidade instituída por Jesus Cristo, a saber, a Igreja.

Ao observarmos estas duas orientações podemos dizer que aqueles que foram apresentados ao Evangelho de Jesus Cristo e mesmo assim, não fazem parte de nenhuma comunidade (não congregam), são apenas “usuários” deste Evangelho. E, e o usam de modo errôneo causando danos e, às vezes, danos irreversíveis na sua vida espiritual!

Se você já se deparou com este Evangelho de salvação, é impossível não querer fazer parte deste numa totalidade, agregando de maneira ativa numa Igreja cristã.
Então não seja apenas um usuário do Evangelho, seja um membro do Organismo do Deus vivo, seja parte de Sua Igreja.


Pois, não sois mais estrangeiros e peregrinos, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas,sendo a principal pedra angular o próprio Cristo Jesus, no qual cada edifício bem conjuntado cresce para ser um templo santo no Senhor, no qual também vós sois edificados para habitação de Deus no Espírito."  (Ef 2:19-22)

O FILHO PRÓDIGO

Levando em consideração a passagem de Lucas 15, onde um filho (o pródigo) resolve pegar sua parte na herança para esbanjar, deixando para trás seu Pai e seu irmão, notamos:

a)     O pródigo.
Cansado de viver debaixo do jugo (obediência) de seu Pai, resolve pegar a parte que acreditava ser sua por direito e parte para viver uma vida que acreditava ser “livre”, porém na esbórnia.

Este representa aqueles que vivem hoje uma libertinagem espiritual em nome de uma graça barata. Não conseguem enxergar e desfrutar da liberdade que existe diante do Pai!

b)     O que ficou com o Pai.
Obediente aos conselhos do Pai este resolve ficar ao lado dele, porém, ao ver o Pai receber o pródigo, fica revoltado com a ação de Amor e Misericórdia do Pai e o questiona a respeito da injustiça sofrida mesmo tendo ficado. 
Isso mostra que este filho ficou não somente por amar o Pai, mas para ser beneficiado por Ele e, isto por causa de seus atos.

Este representa aqueles que também não conseguem viver e desfrutar da Graça do Pai, pois acreditam que são mais merecedores que outros por causa de seus atos. E, este tipo de “obediência” não é prova de amor e não agrada ao Pai. 

Obs: Podemos observar que tanto um como o outro não conhecem o Pai, ao ponto de viverem a vida abundante que existe diante dEle (Jo 10:10).

Que Deus nos ajude a vivermos diante dEle por amor para podermos desfrutar de Sua Graça.

 Verdadeiramente, um dia em vossos átrios vale mais que milhares fora deles. Prefiro deter-me no limiar da casa de meu Deus a morar nas tendas dos pecadores.” (Sl 84:10)