quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A MENSAGEM DA IGREJA

Texto para reflexão: Lucas 14:25-27

Diante do atual cenário eclesiástico apresentado, acabamos ficando confusos a respeito de qual deve ser a mensagem da Igreja.

Seria a mensagem da Igreja:

LEIS - Impor uma junção de regras e costumes para uma adaptação de seus membros; acreditando que a salvação está vinculada à junção de atos religiosos.

GRAÇA – Onde em nome de uma liberdade, aqueles que se intitulam cristãos agem com libertinagem causando um emparelhamento entre luz e trevas.

BÊNÇÃOS – Onde pessoas são motivadas a buscarem bênçãos de Deus, sem propriamente buscarem O Deus da bênção.

O contexto do nosso texto nos mostra:

·         Jesus na casa de um “importante fariseu, para comer” (v1), e ali Ele indaga a respeito de efetuar uma cura no sábado. (v3) “É permitido ou não curar no sábado?”.
Ou seja, diante da religiosidade dos fariseus, um ato de bondade poderia ser feito; mesmo contra os princípios morais da Lei?
O nosso texto em questão, em específico o verso 27; mostra-nos claramente que a mensagem de Jesus não tinha haver com princípios morais da religiosidade!
A mensagem de Jesus não era para estabelecer um novo modelo intelectual religioso, mas uma proposta de entrega total de vida.
O Seu ato na cruz mostra claramente isto!
Por isso Ele disse aos fariseus: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque percorreis terra e mar para fazer um prosélito, e os tornais filhos do inferno duas vezes mais do que a vós.” (Mt 23:15)
Ou seja, a mensagem de Jesus não era para fazer que as pessoas mudassem de religião!
A mensagem de Jesus, era a mensagem da cruz; uma mensagem de entrega de vida, não uma experiência espiritual apenas do intelecto!

Ainda observando o  contexto podemos ver que Jesus observa os convidados buscando os melhores lugares e diz:

PARA OS CONVIDADOS – A mensagem de Jesus foi: “Portanto, todo o que se promove será envergonhado; mas o que a si mesmo se humilha receberá salvação.” (v11)

Jesus coloca um princípio que vai totalmente contra o egoncentrismo humano!

E, digo que é um princípio, pois encontramos este em Pv 18:12 “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade.”

Esta é a mensagem que Jesus está pregando para aqueles convidados que ali estavam. A mensagem da cruz! LER Filipenses 2:5-11

A mensagem da cruz traz com sigo uma entrega total à partir de uma vida humilde!


PARA O ANFITRIÃO – Jesus aborda uma questão que para um fariseu iria gerar muito desconforto. Jesus fala a respeito de acepção.

“Pelo contrário, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos.” (v 13)

É bem verdade que em 1Pe 2:9 diz que: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus.”

E, a verdade é que somos mesmo!

Porém, isto não nos dá o direito de vivermos de maneira exclusivista, limitando o acesso de outros no nosso meio.

E, isto, porque a mensagem da cruz é uma mensagem de inclusão!

“Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. (2Co 5:15)

É esta mensagem que Jesus prega ao anfitrião fariseu. A mensagem inclusiva da cruz!

E, após uma aborgadem direcionada à religiosidade, ao egocentrismo humano e o egoísmo religioso; Jesus aponta para a centralidade de Sua mensagem:

“todo aquele que não tomar a sua cruz e e vier após mim não pode ser meu discípulo.” (v 27)

Sendo assim, se a mensagem de Jesus foi a mensagem da cruz, cabe à Igreja pregar esta mensagem!

E, considerando o texto de 1Pe 1:19-20, que diz: “mas, pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós.”

No meio teológico dizem que antes de pronunicar a frase “haja luz”, Deus disse:

HAJA CRUZ!


A mensagem de Deus foi a cruz, a mensagem de Jesus foi a cruz, e a mensagem da Igreja, é a cruz de Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário