sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Israel



Israel está localizado no Oriente Médio, às margens do Mar Mediterrâneo, entre o Líbano e o Egito. A área total do país é um pouco menor que a área do Sergipe. O território israelense é caracterizado por desertos ao sul, planícies costeiras a oeste, uma região central montanhosa e o vale do Rio Jordão.
A língua e a literatura hebraicas mantêm posição única no curso da civilização ocidental. Emergiu depois de 1.500 a.C. na região da Palestina, ao longo do Mediterrâneo. Os judeus têm usado o hebraico continuamente em um ou outro lugar até os dias atuais. Dentro do contexto histórico da civilização, o povo de Israel atravessou diversos momentos difíceis em sua trajetória histórica como os exílios Egípcio, Babilônico e Assírio e ao longo de sua história pós-exílica que, fez com que o hebraico, quase deixasse de ser falado passando a ser falado pelo povo, o aramaico. Contudo, esse povo fiel as promessas feitas aos seus antepassados, guardaram a fé em JHWH (Deus) e jamais deixaram que o hebraico caísse em total extinção. É um idioma de uma família de línguas Afro-Asiáticas que contém 22 consoantes e escreve-se da direita para a esquerda. Sua forma quadrática foi um empréstimo do aramaico que também foi utilizado no dia-a-dia do povo hebreu.
Esse povo em primeiro lugar é um só povo. Não uma religião onde cada um se decide individualmente, mas um povo que Deus se decidiu por eles. Pois como descendentes de Abraão, Isaque e Jacó foram escolhidos por Deus, sendo, portanto um só povo por descendência. O fato dos escolhidos adorarem o Deus que os escolheu, a JHWH, é apenas uma conseqüência dessa eleição divina. Nos quase 2.000 anos de diáspora (dispersão) entre todos os povos, os judeus continuaram isolados como um povo e sobreviveram a todas as ondas de perseguição. Assim Deus preservou os judeus como um povo, os religiosos e os não-religiosos até os dias de hoje. O Estado de Israel é, portanto, a continuação do povo bíblico. Outras religiões se modificaram, reformas e contra-reformas adaptaram as religiões ao espírito de cada época. Com o judaísmo não é assim. A religião judaica se ateve teimosamente aos preceitos da Bíblia. Nem o hebraico bíblico podia ser revisado, para se ter a garantia de que as normas e mandamentos religiosos oriundos da Bíblia, as orações, festas e rituais se mantivessem inalterados. Do sábado não se fez o domingo, os dias continuam a começar pelo anoitecer, a direção para se orar continua sendo Jerusalém. A circuncisão, o xale de oração, a trombeta de chifres tocada nas festas e os rolos da Torá escritos à mão continuam sendo os mesmos como nos tempos bíblicos, característica marcante deste povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário