terça-feira, 24 de maio de 2011
Estudo para concílio - Batista
Teologia (Téo = Deus, Logia = Estudo): Estudo Sobre Deus – O fim da teologia não é criar fatos, mas, descobri-los a partir da revelação de Deus e organizá-los num sistema.
Ela se divide: Bíblica, sistemática, dogmática, histórica e prática.
• Teologia = Sistematização de fatos bíblicos.
• Cristologia = Estudo sobre a Pessoa de Cristo.
• Pneumatologia = Estudo sobre a Pessoa do Espírito Santo.
• Bibliologia = Estudo sobre a bíblia.
• Hamartiologia = Estudo sobre o pecado.
• Soteriologia = Estudo sobre a salvação.
• Eclesiologia = Estudo sobre a Igreja.
• Escatologia = Estudo sobre os últimos acontecimentos.
• Anjeologia = Estudo sobre os anjos.
Bíblia:
Vem do grego bíblos = rolo, coleção de livros. Contém 66 livros e se divide em duas partes:
1) Velho Testamento HEBRAICO (39 livros) – Livros da Lei, históricos, proféticos, poéticos. São a soma da literatura sagrada do povo hebraico.
2) Novo Testamento GREGO (27 livros) – Os quatro Evangelhos que tratam da biografia de Jesus, Atos dos apóstolos, cartas dos apóstolos às Igrejas.
Inspiração: É a verdade de Deus sendo transmitida a outros. (2Pe 1:21)
A bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus!
As referências bíblicas que sustentam isso são:
(2 Sm 23:2; Jr 30:4; Am 3:1; Jo 10:35;2Tm 3:16; 2 Pe 1:20-21).
Obs: Pode-se ter inspiração sem revelação!
Base bíblia que sustenta isso: (Lc 1:1-4; 1Jo 1:1-4)
Os autores registram o que presenciaram e descobriram por pesquisa.
Revelação: É a manifestação de Deus ao homem de maneira progressiva, ou seja, Deus informa ao homem a respeito de Sua Pessoa, primeiro na vida dos homens depois nas Escrituras. (Sl 19:1; Sl 103:7; Hb 1:1) A maior revelação está em Jesus Cristo! (Jo 3:16; 17:3)
Obs: Pode-se ter revelação sem inspiração!
Base bíblica que sustenta isso: (Ap 10:3-4) J
João não relata as coisas que lhe fora revelado.
Iluminação: Entendo iluminação como sendo a capacidade do homem entender as verdades de Deus já reveladas.
Base bíblica que sustenta isso: (1Co 2:12)
Inerrância: Tenho como sendo destituída de erro toda a bíblia, pois, se trata da Palavra de Deus! Base bíblica que sustenta isso: (Jr 1:12; 2Tm 3:16)
Definição de Deus: O finito (homem) não pode definir O Infinito (Deus)! A.B. Langston diz:
“Deus é Espírito Pessoal, perfeitamente bom, que, em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo.”
Me é agradável esta definição, pois:
• A natureza de Deus: Ele é Espírito Pessoal. (Jo 4:24)
• O caráter Deus: Ele é perfeitamente bom. (Lc 18:19)
• Sua relação com o Universo: Cria, Sustenta e dirige. (Cl 1:16)
• Relação de Deus para com tudo: Santo Amor. (1Jo 4:8)
A classificação dos atributos de Deus são:
• Incomunicáveis
• Comunicáveis
Atributos incomunicáveis: São modos de atividade e qualidades do seu caráter.
Onipresença – Ele age com a mesma facilidade com que pensa e quer, porque para Deus não há espaço nem tempo. (Sl 139:7-10)
Onisciência – Como em sua onipresença não há espaço, igualmente em sua onisciência não há desconhecido. (Mt 10:30)
Onipotência – Há, pois, em Deus, duas formas de onipotência: onipotência moral, que se refere a ele próprio (Não mente, não pode ser tentado). Onipotência física, que se relaciona com tudo já criado “Ele criou, sustenta e governa tudo”. (Sl 147:5)
Unidade – Mesmo se manifestando em três formas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo) É um único Deus! (1 Tm 2:5)
Infinidade – Não há limites para sua presença, não há limites para sua onisciência e não há limites para sua onipotência. Deus é infinito! (Sl 102:12)
Imutabilidade – Ele não muda de propósito, de natureza, é sempre o mesmo ontem, hoje e eternamente. (Hb 6:17)
Atributos comunicáveis de Deus: São modos de atividade e qualidade do seu ser partilhado com o homem. Estes são:
Santidade – É a plenitude gloriosa da excelência moral de Deus, princípio básico de suas ações e aferidor único e verdadeiro de suas criaturas. (1Pe 1:15)
Amor – Amor é mais que um sentimento, é a atitude firme de dar-se ao ente ou objeto amado, e de possuí-lo em íntima comunhão. (Jo 13:34)
Justiça – Deus é justo em todos seus atos, Ele é fiel a si mesmo e à sua criação, baseando-se sempre em Santidade e Amor. (Sl 139:137; Rm 5:9)
Deus é conhecido por vários nomes:
• Jeová Jireh = O Senhor proverá. (Gn 22:14)
• Jeová Nissi = O Senhor é a minha bandeira. (Ê 17:15)
• Jeová Shalon = O Senhor é a minha Paz. ( Jz 6:24)
• Jeová Raah = O Senhor é o meu pastor. (Sl 23:1)
• El-Elion = O Deus altíssimo. (Gn 14:18)
Obs: Entre outros.
Imanência: Deus é imanente! Ele está presente e ativo dentro da sua criação.
• Deus opera milagres no meio do seu povo. ( Gl 3:5)
• Deus livra seu povo do perigo. (Dn 6:27)
• Deus se mostra a todos através de sua criação. (Sl 19:1)
Deus se revela de duas maneiras:
1) Revelação geral: É a maneira que Deus se faz conhecido a todos através de sua criação. Base bíblica que sustenta isso: (Sl 19:1-6; Rm 1:2023; At 14:15-17; 17:22-31)
2) Revelação especial: É a maneira que Deus se faz conhecido individualmente.
Base bíblica que sustenta isso: (Gn 12:1-9; Gn 3:1-4; 1Sm 3:10)
As revelações especiais se dão através dos:
• Milagres (João 2:11)
• Urim Tumim (Êx 28:30)
• Teofanias (Jz 13:17-18)
• Profetas ( Jr 1:4-10)
• Bíblia (2Tm 3:16-17)
• Cristo (Is 7:14)
E de muitas outras maneiras!
Obs: lembrando que para o ser finito é impossível conhecer exaustivamente O Infinito.
Antropormofismo: É tudo o que as Escrituras dizem a respeito de Deus usando termos humanos.
Exemplo:
• Mãos (Sl 8:3-6)
• Boca (Dt 8:3)
• Coração (Os 11:8)
• Ouvido (Is 37:17)
• Olhos (Sl 33:18)
Decreto de Deus: Entendo como decreto a boa, perfeita, santa e agradável vontade de Deus sendo manifestada. É a vontade de Deus sendo executada.
Decretos de Deus no plano físico.
• Decreto de criar o universo e o homem. (Gn 1:26; Sl 33:6-11; Pv 8:22-31; Is 45:18)
• Decreto de estabelecer a terra (Sl 119:90-91), e as estações do ano (Gn 8:22).
• Decreto de não mais destruir a população do mundo pelo dilúvio (Gn 9:8-17).
• Decreto de distribuir as nações pela terra (Dt 32:8).
Decretos de Deus no plano moral.
• Decretou permitir o pecado (At 14:16).
• Decretou derrotar o pecado pelo bem (Sl 33:10-11).
• Decretou salvar do pecado. (At 4:11-12).
Obs: As ações humanas estão incluídas no plano de Deus, mas entre os teólogos existem divergências no entendimento quanto à inclusão destas ações.
Principais posições a respeito são:
• Calvinista – Prega que o plano de Deus é logicamente anterior e que as decisões humanas são conseqüência (incondicional).
• Arminiana – Dá mais valor à liberdade humana. Deus permite e espera que os seres humanos exerçam a vontade que receberam (condicional).
• Minha posição – Soberania de Deus. As duas posições são encontradas na bíblia, negar uma delas é negar a palavra! (Rm 9:13-24)
Existem coisas as quais Deus nunca fará:
• Negar a Si mesmo. (2 Tm 2:13)
• Mentir: (Hb 6:18)
• Tentar o homem. (Tg 1:13)
Criação.
É a perfeita obra de Deus ao trazer à existência, sem uso de material preexistente, tudo o que existe, segundo sua vontade soberana e para sua própria glória.
Deus criou o universo do nada; este era originalmente muito bom, e ele criou para glorificar a si mesmo. (Gn 1:1; Sl 33:6,9; Is 43:7; Cl 1:16; Hb 11:3)
Divergências em relação à criação.
• Dualismo = Doutrina na qual tanto a criação do mundo como seu governo, são o resultado de dois poderes opostos.
• Emanação = O universo teria se desprendido de Deus, mediante uma emanação deliberada ou acidental de sua própria substância.
• Evolução = Sustenta que os organismos vivos apareceram pelo processo da evolução.
Anjeologia.
Criação no mundo espiritual.
• Anjos: São seres espirituais criados antes do sétimo dia (Gn 2:1), dotados de juízo moral e alta inteligência, mas desprovidos de corpo físico.
Classificação.
• Anjos
• Querubins
• Serafins
• Arcanjos
Demônios: São anjos maus que pecaram contra Deus e hoje continuamente praticam o mal no mundo.
Satanás: É o nome do chefe dos demônios (Jó 1:7, 2:7).
Também conhecido como:
• Diabo. (Mt 4:1; 13:39; Ap 12:9)
• Serpente. (Gn 3:1; 2Co 11:3; Ap 20:2)
• Belzebu. (Mt 10:25; Lc 11:15)
• Príncipe deste mundo. (Jo 12:31; 14:30)
• Príncipe da potestade do ar. (Ef 2:2)
• Maligno. (Mt 13:19; 1Jo 2:13)
Obs: Satanás originou o pecado e tenta os outros ao pecado.
Os demônios se opõem a toda obra de Deus, tentando destruí-la.
O homem.
• Deus criou o homem, o fez e o formou do pó da Terra. O corpo do homem foi criado do pó da Terra; e a sua natureza imaterial, pelo sopro de Deus (Gn 1:26; Gn 2:7).
• A bíblia diz que Deus criou o homem para sua própria glória. (Is 43:7)
• O principal propósito do homem em sua existência é glorificar a Deus.
• O que distingue o homem dos outros seres criados é porque foi um solene conselho Divino (Gn 1:26), foi com diferentes elementos da natureza humana (Gn 2:7). Isso coloca o homem imediatamente numa posição exaltada (Gn 1:28).
A natureza do homem: Creio na tricotomia, pois nela está também contida a “dicotomia” existente, crer na dicotomia somente é anular a existência do espírito citado na Escritura!
• Corpo físico
• Alma
• Espírito
Base bíblica que sustenta isso: (Lucas 1:46-47; 1Ts 5:23; Hb 4:12)
Imagem de Deus no homem.
A imagem de Deus no homem (do Latim Imagos Dei) é o que distingue o homem de toda a criação e o faz ponto culminante dela.
• O significado do homem ser a imagem de Deus significa que ele é semelhante a Deus e o representa.
• Esta semelhança não é uma semelhança física, mas está ligada aos aspectos morais, espirituais, mentais e relacionais.
• Os elementos da imagem de Deus no homem são: Justiça original, constituição moral, espiritual e imortalidade.
Pecado.
Conforme o Catecismo Maior, o pecado é qualquer falta de conformidade com, ou transgressão de qualquer lei de Deus, dada como regra à criatura racional, seja manifesta por ato, disposição ou estado.
• O pecado se originou numa rebelião de anjos, posteriormente em um livre ato de revolta do homem contra Deus. (Is 14:12-13; Gn 3:1-24)
Lei de Deus.
• É a expressão da vontade Divina.
Transmissão do pecado.
• Deus em virtude da unidade orgânica da raça humana em Adão, imputa o pecado de Adão imediatamente a toda sua posteridade. (Gn 3:17; Rm 3:23; 6:23)
Pneumatologia.
O Espírito Santo é Deus, assim como o Pai e o Filho!
A palavra "espírito" é a tradução, no Velho Testamento, da palavra Hebraica ruach e, no Novo Testamento, da palavra Grega pneuma.
Ele é chamado Espírito Santo por que:
* A Sua natureza é eterna e essencialmente santa.
* Ele é o autor de toda a santidade no homem.
* O Consolador.
* Títulos que revelam o Seu relacionamento com o Pai: Espírito de Deus (Mt 3:16), Espírito do Senhor (Lc 4:18, Jz 3:10) e Espírito do vosso Pai (Mt 10:20).
* Títulos que revelam o Seu relacionamento com o Filho: Espírito de Cristo (Rm 8:9), Espírito de Jesus Cristo (Fp 1:19) e Espírito de Seu Filho (Gl 4:6).
* Títulos que revelam os Seus atributos: Espírito eterno (Hb 9:14), Espírito de santificação (Rm 1:4) e os Sete Espíritos (Ap 3:1). [Isto mostra a Sua perfeição].
* Títulos que revelam a Sua obra: Espírito da verdade (Jo 14:17), Espírito de vida (Rm 8:2), Espírito de graça (Hb 10:29) e Espírito de adoção (Rm 8:15).
Novo Testamento - O Espírito Santo age das seguintes maneiras nos cristãos:
• Regenera. (Jo 3:3-6; Tt 3:5; 1Pe 1:23)
• Batiza no Corpo de Cristo. (Jo 1:32-34; 1Co 12:12-13)
• Habita. (1Co 6:15; Rm 8:9)
• Enche. (Ef 5:18-20; Jo 7:38-39)
• Equipa para o trabalho. (1Co 12:12-14)
• Possibilita os frutos necessários a uma vida santa. (Gl 5:22-23)
• Derrama o amor de Deus nos corações. (Rm 5:5)
• Intercede. (Rm 8:26)
• Reveste do poder necessário para proclamação do Evangelho. (At 1:8)
No Antigo Testamento.
• A origem de habilidades sobrenaturais. (Gn 41:38)
• A inspiração da profecia. (1Sm 19:20,23)
• O que equipa os mensageiros de Deus. (Mq 3:8)
• A purificação do coração para uma vida santa. (Ez 36:25-29)
Na Palavra escrita.
• Inspirou as Sagradas Escrituras. (2Tm 3:16; 2Pe 1:21)
A bíblia é procedente de Deus por meio dos homens que a escreveram (2Pe1:21). Cristo atestou o fato de que a inspiração se estende até às suas palavras (Mt 5:18; Jo 10:35).
Pentecoste.
• A descida do Espírito Santo representa uma nova ação dEle com o povo de Deus. Pois Ele agia de maneira menos expressiva antes. Notem que Apolo (Atos 18:25) era “fervoroso de espírito” mas conhecia somente o batismo de João, ou seja ele não precisava do Espírito Santo para ser "fervoroso"; Priscila e Áquila instruíram ele (v26) sobre “no caminho de Deus”. Qual é o “caminho de Deus”? (Jo 14:6) “Eu sou o caminho...”, esse casal ensinaram Apolo a seguir "o caminho" (Jesus Cristo). Em Pentecostes eles receberam uma nova capacitação (para uma melhor compreensão do povo), embora fosse a segunda experiência, receberam ali “poder” (At 1:8) para "ser testemunhas". O resultado da obra do Espírito Santo em Pentecostes está em (At 2:14) onde Pedro começou a pregar, (v37-41) houve acréscimo de três mil convertidos, finalizando com os (vs 46-47).
Faço minhas as palavras dos autores do Credo Niceno:
"Eu creio no Espírito Santo, o Senhor e doador da vida, quem procedeu do Pai e do Filho, quem, conjuntamente, com o Pai e o Filho é adorado e glorificado."
Trindade.
Fala das três pessoas de Deus (Há um só Deus), que são iguais em sua essência, mas diferenciadas nos seus papéis.
Base bíblica que sustenta a Trindade:
• No Antigo Testamento, quando usado o plural. (Gn 1:26)
• No batismo de Jesus. (Mt 3:16-17)
• Jesus menciona os três na Grande Comissão. (Mt 28:18-20)
Cristologia: Jesus Cristo é Deus, assim como o Pai e o Espírito Santo!
Jesus encarnou para:
• Revelar Deus aos homens. (Jo 1:18)
• Prover sacrifício pelos pecados. (Hb 10:1-10)
• Destruir as obras do diabo. (1Jo 3:8)
• Tornar-se Sumo Sacerdote. (Hb 5:1-2)
• Ser o Único Mediador entre Deus e os homens. (1Tm 2:5)
A encarnação trouxe expiação pelos nossos pecados, ou seja, a anulação ou remoção da culpa por meio da ação na cruz!
Jesus sendo Deus encarnou como homem e a união destas duas naturezas chamamos de: União Hipotástica.
Algumas características da natureza humana de Cristo são:
• Jesus teve fome. (Mt 4:2)
• Jesus teve sede. ( Jo 19:28)
• Jesus ficou cansado.(Jo 4:6)
• Jesus chorou. (Jo 11:35)
Algumas características da natureza Divina de Cristo são:
• Jesus é Imutável. (Hb 13:8)
• Jesus é Onipotente. (Mt 8:26-27)
• Jesus é Onisciente. (Jo 2:25)
• Jesus se declarou ser igual ao Pai. (Jo 10:30)
A encarnação de Cristo se deu em dois estados:
• Humilhação.
Implica em sua renuncia Divina para entrar na condição humana, até a sua morte.
• Exaltação.
Implica o ato da ressurreição, ascensão e ir para a destra de Deus e sua volta triunfal em poder e glória.
Jesus veio para exercer três ofícios:
• Profeta.
Jesus revela o Pai e a verdade celestial. (Jo 14:9-10)
Ele prediz acontecimentos futuros (Mt 24:29-31)
• Sacerdote.
Ele torna a salvação possível, pois, ofereceu sacrifício perfeito. (Hb 7:26-27)
• Rei.
Jesus Cristo reinará para todo o sempre! (Ap 11:15)
Teofania: São aparições de Cristo em forma de Anjo. Exemplo: (Jz 6:21-22)
• Passagens que acompanham o artigo definido “O” Anjo entende-se falar de Cristo.
Soteriologia.
• Salvação é a aplicação da obra de Cristo na vida do indivíduo.
• A Palavra de Deus é o meio pelo qual nos apresenta a salvação encontrada em Cristo, e a fé é o meio pelo qual recebemos a salvação.
• A salvação tanto restabelece nosso relacionamento com Deus como transforma a natureza radicalmente corrupta de nosso coração.
• O único meio de salvação da humanidade é por intermédio de Jesus Cristo nosso Senhor!
Base bíblica que sustenta isso: (Jo 3:16; 14:6; Ef 2:8-9; Rm 6:23)
Aspectos da salvação através da morte e ressurreição de Jesus na vida do homem salvo.
• Substituição – Cristo morreu no lugar dos pecadores (1Pe 3:18)
• Redenção – Cristo pagou o preço na cruz pelo pecado de todo o que crê (Jo 3:16-18; Gl 3:13; 2Pe 2:1).
• Reconciliação – Em Cristo temos reconciliação com Deus. (Rm 3:23-24; 6:22-23)
• Propiciação – Oferta que afasta a ira de Deus dirigida contra o pecado. (Rm 3:25; 1Jo 4:10)
• Justificação – Declarar justo todo o que crê. (Rm 5:9; 10:8-11; Ef 2:8-10; 2Pe 3:9)
• Santificação – Envolve um ato inicial, ou santificação posicional, no momento em que alguém crê em Cristo. (1Ts 5:23-24; 2Ts 2:13)
• Glorificação – O passo final da aplicação da redenção; na volta de Cristo. (Jo 5:28-29; 1Co 15:51-52; 1Ts 4:16; Fl 3:20; Rm 8:11)
Graça comum: São bênçãos comuns à todos os seres, exemplo: a chuva, o sol, o ar, etc...
Graça especial: Trata-se da revelação especial de Deus no coração humano de maneira que ele aceita a salvação através do sacrifício de Cristo. (Jo 3:16; Ef 2:8-9)
Conversão: É um ato único que possui dois aspectos distintos, mas inseparáveis. O arrependimento e a fé. Trata-se de uma resposta espontânea ao Evangelho.
Base bíblica que sustenta isso: (Jo 12:47; Rm 10:8-10,17).
Os elementos que caracterizam a fé são:
• Conhecimento (intelectual).
• Assentimento (emocional).
• Confiança (volitivo).
Os elementos que caracterizam o arrependimento são:
• Mudança de conceito (intelectual).
• Mudança de sentimento (emocional).
• Mudança de propósito (volitivo).
Regeneração: É a transformação que Deus opera nos indivíduos que crêem. Ele reveste suas tendências naturais, dá uma nova vitalidade espiritual à vida deles, restaura-os ao que se desejava de início que fossem.
Adoção: É um ato pelo qual Deus nos fez membros de sua família. (Rm 8:15; Gl 4:15; Ef 1:5)
Escatologia.
Concepções sobre o estado intermediário:
• O sono da alma (adventistas)
• O purgatório (católicos)
• A ressurreição instantânea (ortodoxos)
A concepção ortodoxa sobre o estado intermediário é que há um estado em que crentes e incrédulos experimentam, respectivamente, a presença e a ausência de Deus após a sua morte física (Lc 16:19-31).
A segunda vinda de Cristo se dará:
• Pessoal (At 1:11)
• Física (Hb 9:28)
• Visível (Mt 24:30)
• Repentina (1Ts 5:2)
• Gloriosa e Triunfal (1Co 15:25)
Concepções a respeito do milênio.
• Pós-milenismo – É a concepção de que a pregação do Evangelho será tão bem sucedida que o mundo se converterá. Quando o Evangelho tiver produzido todo o efeito, Cristo retornará (após o milênio).
• Pré-milenismo – É a concepção que crê num reinado terreno de Jesus Cristo com duração de 1000 anos. Cristo retornará de forma pessoal para iniciar o milênio e estará fisicamente presente durante este tempo.
• Amilenismo – É a concepção que defende que não haverá um milênio, um reinado terreno de Cristo. O julgamento final seguir-se-á imediatamente à Segunda Vinda e resultará nos estados finais dos justos e dos ímpios.
Obs: Minha posição é a pré-milenista, dispensacionalista e pré-tribulacionista!
Dispensação: Modos de atividades realizados por Deus em diferentes épocas.
• Inocência (Gn 1:26-28; 2:15-17)
• Consciência (Gn 3:5-7,22; 4:4)
• Governo humano (Gn 9:1; 11:1-4)
• Promessa (Gn 12:1-7; Êx 1:8-14)
• Lei (Êx 19:3-8; 2Rs 17:7-20)
• Graça (Jo 1:12; Rm 8:1-14)
• Reino (Is 11:3-5; Ap 20:11-15)
Céu: É o lugar em que Deus torna conhecida da forma mais completa a sua presença para abençoar.
Inferno: É lugar de castigo eterno, onde haverá plena consciência, feito para o diabo e seus anjos e para os incrédulos (aqueles que rejeitaram a Cristo).
Igreja: Vem do grego ( Εκκλησία, ekklesia) significa Igreja ou assembléia.
• É o povo escolhido de Deus, a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos.
• Sua função é adoração, edificação e preocupação social.
• Podemos vela como um organismo vivo e como uma organização.
Governo da Igreja.
• Temos como oficial, alguém publicamente conhecido como detentor do direito de desempenhar certas funções para o benefício de toda a Igreja.
• Estes oficiais são: Pastores e diáconos.
• As formas existentes de governo nas Igrejas são: Episcopal, presbiteriano e congregacional.
Disciplina.
• Formativa.( que leva o membro a ser comunicado verbalmente)
• Corretiva. (que leva o membro a ter acompanhamento pessoal)
• Cirúrgica. (que leva o membro a ser excluído)
Propósito da disciplina.
• Restaurar o pecador. (Mt 18:15)
• Manter a pureza do corpo. (1Co 5:6-11)
• Dissuadir outros ao pecado. (1Tm 5:20)
Ordenanças.
• Batismo (Mt 28:19)
• Ceia (Mt 26:26-29)
Posições existentes sobre ceia.
• Transubstanciação – Os elementos se tornam o corpo e o sangue de Cristo (Católicos)
• Consubstanciação – O corpo físico de Cristo está presente “em, com e sob” os elementos da ceia. (Luteranos)
• Presença mística – Protestantes reformados. (Pentecostais)
• Simbolismo – Apenas um memorial. (Batistas)
Participações na ceia.
• Ceia livre, qualquer um pode participar.
• Ceia restrita, membros da mesma denominação participam.
• Ceia ultra-restrita, somente membros da Igreja local participam.
Batismo.
• O significado da palavra batismo é “emergir em água”, que simboliza o sepultamento do indivíduo para o mundo e a ressurreição para a vida em Cristo.
• Serão batizados aqueles que se arrependerem de seus pecados e aceitarem o sacrifício salvífico de Jesus Cristo (At 2:38)
Bibliografia:
Shedd, Russell P. Bíblia Shedd Antigo e Novo Testamentos. São Paulo: Edições Vida Nova, 2002.
Gruden, Wayne. Teologia Sistemática. 1 ed. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1999.
Langston, Alvah B. Esboço de teologia sistemática. Rio de Janeiro: JUERP, 2007.
Thiessen, Henry Clarense. Palestras em teologia sistemática. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 2006.
Quintanilha, Josival. Manual de Teologia para Concílios. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 2002.
A reputação de Deus é prejudicada quando usamos o padrão humano para avaliar as coisas espirituais. Lembrando que: A aptidão para o ofício sagrado vai além da sabedoria humana!
Fiquem com Jesus.
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PR márcio sou de ro esta próximo meu concilio vendo sua matéria fiquei feliz porque o languis tom e muito amplo sua matéria resumiu trazendo o essencial
ResponderExcluirgraça e paz
brigado meu amado, copiei para usar em exames de concílio. Muito bom! Vai me ser útil! depois, se tiver mais posta ai... obrigado...
ResponderExcluirPr. Robson
Bom Jesus-RJ
Também agradeço ao Pastor pelo material disponível em forma de resumo que será necessário para lembrar, porque também estou próximo do concílio.
ResponderExcluirMuito obrigado Pastor pela sua colaboração. www.pradomix.com
ResponderExcluirPastor, gostei muito do seu material teológico. Está me ajudando muito. Se o prezado desejar, podemos compartilhar outros materiais. também sou contador de igrejas e consultor eclesiástico e palestrante. tenho dois site. www.pradocontabil.com.br e radio web. www.pradomix.com
ResponderExcluirMuito bom o material, muitos alunos aqui do CETEBES NORTE NO ES- vao usar para concilio.
ResponderExcluirMuito bom o material, muitos alunos aqui do CETEBES NORTE NO ES- vao usar para concilio.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirparabéns; este trabalho será de Grande valor para muitos no ministerio.e de +++++um ósculo Santo querido
ResponderExcluirDeus te abençõe Irmão, Amigo, Pastor amado. Esse manual faz parte dos livros que estou usando e me preparando para o concílio. Obrigado, que a paz de Deus esteja convosco.
ResponderExcluirDeus é maravilhoso e estou estudando para prestar concílio em nome de Jesus.
ResponderExcluirDeus é fiel, estou preparando me para Concilio Pastoral. É gostaria de obter material a fim de me preparar no intuito de não ser reprovado.
ResponderExcluirGraça e paz amados
ResponderExcluirSou Abzay de Penalva-Ma, a minha congregação está com o concílio marcado para 08/12/2018 e precisamos nos preparar, mas estamos com algumas dificuldades em especial a falta de material preparatório.Os irmãos que puderem nos ajudar com materiais,dicas, estudos podem mandar para o e-mail 981091770merces@gmail.com.
Que Deus abençoe.
qualidade muito boa pontuada, clara , objetiva e doutrinária ,uma sugestão que fosse colocado nossos valores e sistema de instituições e suas funções
ResponderExcluirMuito bom!!!
ResponderExcluirApós pesquisar outros expositores; optei vosso trabalho q. me identifiquei. Quero parabenizá-lo conteúdo d. ótima abragência e sua cadedrática, em poder d. sintése, algo jamais por mim rwecebido. Meu concilio será trab. Minist. III Idade-IBAB/RJ dia 04/05/2.019. M.Obrig. O Senhor te abençõe prezado PASTOR MARCIO DA SILVA
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluir