quinta-feira, 22 de outubro de 2015

JESUS CHOROU (LÁZARO)

O Novo Testamento nos informa que Jesus chorou em três diferentes ocasiões:
·         A primeira vez ele chorou junto ao túmulo do seu amigo Lázaro.
·         Em segundo lugar Jesus chorou sobre a amada e impenitente cidade de Jerusalém.
·         A terceira ocasião que Jesus chorou está em Hebreus 5:7; O texto refere-se à agonia do Getsêmani.
Hoje vamos nos ater ao choro de Jesus diante do túmulo do seu amigo Lázaro.
João 10:30                        “Jesus Chorou”
Eu como pastor já passei por situações às quais me levaram ás lágrimas!
Chorei de alegria – Chorei de tristeza – Chorei por compaixão. Mas, quando falamos de mim e de você chorando logo nos vem um pensamento de fraqueza ou fragilidade. Porém, estamos falando de Jesus. (DEUS)
Mesmo sendo Senhor e Mestre, mesmo Sendo O Alfa e o Ômega; neste choro existe uma expressão de humanidade nítida no sentimento de nosso Senhor!

Que expressão é essa?

  1. Uma expressão de amor familiar.

Jesus chorou numa expressão de amor à família quando Ele viu a dor das irmãs Marta e Maria.

E, isso numa identificação de amor familiar!

Hoje estamos vivendo um tempo de falta de amor familiar.

  • Quando não nos atentamos às suas inquietações.
 - Sobre suas perspectivas familiares;
No que diz respeito aos seus direitos e obrigações.
(Filhos rebeldes sem causa)

- Sobre seus anseios carnais;
No que diz respeito ao relacionamento
(Pedofilia e homossexualismo)

- Sobre suas expectativas espirituais.
* Por que servir a Deus.
* Como servir a Deus
(Filhos desviados ou apáticos)

O choro de Jesus nos remete a uma identificação familiar que vai de encontro às inquietações humanas e nos faz valorizar como se deve as relações familiares.

A identificação do choro de Jesus pode ser entendida em (Ef 2:19) “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;”

2.     Uma identificação de amizade.
Jesus chorou numa expressão de amor por seu amigo.
O verdadeiro vínculo de amizade está em extinção no século XXI. Muitos buscam amigos, porém se esquecem de ser amigos.
Hoje, as amizades se findam não pela separação da morte física, mas pela ausência do verdadeiro amor de amigo.
Aquele que Davi demonstrou para com Jônatas 1Sm 18:1
“Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.”
O verdadeiro amor de amigo:
* Permanece nas perseguições (1Sm 20:30-34; 41; Pv 17:17)
É assim que o choro de Jesus se identifica com Lázaro.
Por isso Ele disse: “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” (Jo 15:15)
A verdadeira amizade é aquela que nos aproxima de Deus!
E o choro de Jesus hoje precisa nos aproximar do amor de Deus.
Seus familiares podem ter te abandonado, mas Jesus não!
“Porque, se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá.” (Sl 27:10)
Seus amigos podem te abandonar, porém Jesus não o abandona!
Disse Jesus: “...Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt 28:20)
Quero terminar esta com a fala de Jesus para Marta:
“Se tu creres verás a glória de Deus.” (Jo 11:40)
Que Deus nos ajude à esta identificação de amor familiar e de amigo através de Jesus Cristo nosso Senhor!

Pr. Marcio



Nenhum comentário:

Postar um comentário