quinta-feira, 16 de junho de 2011

Diálogo inter-religioso. Será que é isso mesmo?



Em meio a tanto modismo que vem se infiltrando dentro das muitas denominações eclesiásticas, precisamos tomar muito cuidado nos que diz respeito ao diálogo inter-religioso. Podemos dizer isso, pois, o ambíguo processo de globalização que vem se estendendo de maneira descontrolada, tem colocado a Igreja numa posição totalmente desacreditada.

Podemos ver hoje o Estado tentando controlar as normas existentes há séculos na Igreja. E por que isso vem acontecendo? Porque nem mesmo as Igrejas, nas muitas denominações existentes, estão se entendendo dentro do padrão colocado hoje que é o diálogo inter-religioso. Podemos ver emissoras de TV promovendo esse “diálogo” passando uma falsa imagem de que tudo está bem dentro desse conceito “inter-religioso”, tentando persuadir as pessoas a acreditarem que “todos servem ao mesmo deus e que todos os caminhos levam a Ele”. Isso não é verdade!

O que precisamos fazer é manter um diálogo sim, mas, dentro do padrão bíblico; todo e qualquer diálogo que venha sorrateiramente desqualificar as escrituras ou promover outro caminho que não seja o apontado por ela, não podemos mantê-lo!

Como citou e comentou muito bem Júlio P. T. Zabatiero dizendo em seu texto apresentado na Faculdade Unida: “Era necessário, então, reafirmar que Javé é o deus dos deuses e o senhor dos senhores (Dt 10,17). Era necessário, também, reacender a esperança na justiça das ações de Javé, e reconhecer que os que seguem a Javé precisam ter uma vida fiel à vontade de seu Deus, e que seu deus é capaz de restaurar a liberdade do seu povo.”

Quero dizer que tanto era necessário como o é “reafirmar que Javé é Deus dos deuses”, e que é necessário ainda “que os que seguem a Javé precisam ter uma vida fiel à vontade de seu Deus”. É dentro desse padrão que temos que manter o diálogo inter-religioso!

Fiquem com Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário