segunda-feira, 20 de junho de 2011

Relacionamento homossexual e heterossexual x Bíblia



Temos ouvido muitos debates a respeito do homossexualismo, será que o relacionamento heterossexual fora do casamento não é também pecado? E o que dizer dos demais atos pecaminosos que Deus reprova?


Vamos nos ater somente nas atitudes homossexual e heterossexual.

É normal hoje nos depararmos com atitudes homossexuais e heterossexuais reprováveis nas diversas praças públicas de todos os Estados do Brasil. Pessoas casadas mantendo relacionamento extraconjugal e pessoas do mesmo sexo mantendo relações comportamentais como se fossem casais heterossexuais, levando a população ao constrangimento.

Dentro do padrão imposto pela maioria das grandes emissoras de TV, isso é normal, tanto é que elas (as emissoras) colocam esses relacionamentos deturpados em suas novelas. Podemos dizer também que está sendo imposto por tais emissoras, pois, não é um “clamor da sociedade”. Isso nada mais é do que uma afronta que parte de um número pequeno (comparando ao número populacional que está contra) tentando persuadir a todos que tais reivindicações e comportamentos são de direito.

Vejamos que a bíblia tem a nos dizer a respeito da relação homossexual e heterossexual.

Lembrando que estamos tratando do homossexualismo e não dos homossexuais!


1) Diferentemente do que temos ouvido por parte de muitos “pregadores”, a bíblia não apóia nem nunca apoiou o homossexualismo, nem tão pouco comportamentos sexuais fora do casamento!

Todos somos tentados por desejos de coisas que Deus proibiu (Tiago 1:14-15). Eva desejou o fruto proibido no Éden (Gênesis 3:6). Algumas pessoas desejam ganho desonesto (Tito 1:7). Alguns homens desejam as esposas de outros (Mateus 5:28). Algumas pessoas desejam outras do mesmo sexo (Gênesis 19:4-5).


Diante de tantos “desejosos” já imaginou se todos fossem reivindicar seus “direitos desejosos”?

Deus exige que aprendamos a nos dominar para negar nossos desejos pecaminosos e para aceitar os limites que ele colocou ao nosso comportamento (2 Pedro 1:6; Gálatas 5:23). Este é o princípio que tem que ser aplicado aos desejos homossexuais que algumas pessoas sentem. Em vez de perder tempo e energia tentando justificar estes desejos na base da Genética, ou tentando pôr a culpa deles nas influências da infância, a pessoa que é tentada a ter relações sexuais com alguém do mesmo sexo precisa aprender a dominar seus desejos. Por quê? Porque Deus claramente condena as relações homossexuais.

"Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas . . . herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6:9-10).

2) Precisamos entender que existe permissão e vontade divina!

Deus aprova as relações sexuais monogâmicas entre um homem e sua esposa legítima (de acordo com a lei de Deus). Todas as outras relações sexuais sejam homossexuais, ou heterossexuais (fora do casamento) são sempre e absolutamente proibidas (Hebreus 13:4). Não nos cabe procurar desculpas para justificar o pecado. É nossa responsabilidade buscar o meio de vencer a tentação (1 Coríntios 10:13; Tiago 4:7-10).


Você pode se perguntar: Por que então tanta coisa neste sentido sendo feita “em nome de Deus” e sendo colocada como princípio bíblico?.

A resposta é clara, permissão de Deus não vontade como muitos dizem!

"Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro" (Romanos 1:26-27).

3) Deus ama os casais heterossexuais (que cometem adultério), os homossexuais (mesmo cometendo homossexualismo) e a todos de maneira incondicional!

Precisamos tomar muito cuidado, pois, o padrão humano é diferente do padrão divino. (Isaías 55:8). Nós, como seres limitados temos a tendência de desenvolver um pensamento limitado sobre tudo!

Temos ouvido muitos “pregadores” despreparados dizendo que “Deus condena tais pessoas”; mostrando total repulsa a elas afastando-as do convívio social, ou seja, da Igreja.

Segundo as escrituras Deus condena o pecado (ato pelo qual as pessoas tendem a seguir) conseqüentemente aqueles que vivem no pecado estarão condenados. Deus tem como princípio salvar o pecador (Isaías 55:7; Lucas 5:32; João 3:16; Romanos 5:8). O papel da Igreja é levar essas pessoas ao entendimento desta verdade! E como fazer isso, se não trazendo-as para perto de nós, para o convívio da Igreja. Precisamos nos preparar para isso!

Precisamos também entender que todos precisam de Deus, seja homossexuais ou heterossexuais (Romanos 3:23); entender que qualquer atitude pecaminosa sem arrependimento e sem a devida aplicação salvífica da obra de Jesus Cristo é condenação eterna (Romanos 6:23; 10:9-10). “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Se com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação”.

E nosso papel como Igreja de Jesus Cristo é fazer essa “ponte” entre os perdidos e a Palavra de Salvação, fazendo valer a “Grande Comissão”.

“Ide por todo mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16:15).



Fiquem com Jesus



Pr. Márcio da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário