quarta-feira, 13 de maio de 2015

O FILHO PRÓDIGO

Levando em consideração a passagem de Lucas 15, onde um filho (o pródigo) resolve pegar sua parte na herança para esbanjar, deixando para trás seu Pai e seu irmão, notamos:

a)     O pródigo.
Cansado de viver debaixo do jugo (obediência) de seu Pai, resolve pegar a parte que acreditava ser sua por direito e parte para viver uma vida que acreditava ser “livre”, porém na esbórnia.

Este representa aqueles que vivem hoje uma libertinagem espiritual em nome de uma graça barata. Não conseguem enxergar e desfrutar da liberdade que existe diante do Pai!

b)     O que ficou com o Pai.
Obediente aos conselhos do Pai este resolve ficar ao lado dele, porém, ao ver o Pai receber o pródigo, fica revoltado com a ação de Amor e Misericórdia do Pai e o questiona a respeito da injustiça sofrida mesmo tendo ficado. 
Isso mostra que este filho ficou não somente por amar o Pai, mas para ser beneficiado por Ele e, isto por causa de seus atos.

Este representa aqueles que também não conseguem viver e desfrutar da Graça do Pai, pois acreditam que são mais merecedores que outros por causa de seus atos. E, este tipo de “obediência” não é prova de amor e não agrada ao Pai. 

Obs: Podemos observar que tanto um como o outro não conhecem o Pai, ao ponto de viverem a vida abundante que existe diante dEle (Jo 10:10).

Que Deus nos ajude a vivermos diante dEle por amor para podermos desfrutar de Sua Graça.

 Verdadeiramente, um dia em vossos átrios vale mais que milhares fora deles. Prefiro deter-me no limiar da casa de meu Deus a morar nas tendas dos pecadores.” (Sl 84:10)


Nenhum comentário:

Postar um comentário